Português English Español Chines Italiano

Antara

ANTARA é um software de gestão ERP desenvolvido especificamente para a indústria do couro, atendendo com sucesso há 24 anos, a curtumes pequenos, médios e grandes ao redor do mundo, com ferramentas próprias para este negócio tão característico. Desenvolvido pela SystemHaus, uma empresa brasileira, localizada em Novo Hamburgo - RS, o Antara é um software especialmente preparado para controlar os mais diversos cenários da produção de couros, provendo informações precisas sobre os principais indicadores de produção de um curtume e fornecendo ferramentas fáceis e efetivas de planejamento, que resultam em respostas rápidas e resultados efetivos em poucos meses após a implementação.  

Layout Solução Antara




Principais Características do Antara



PROGRAMANDO A PRODUÇÃO DE UM CURTUME Programação de produção é uma tarefa complexa em um curtume. Na maioria das vezes são estimadas datas de entrega fictícias aos clientes, devido à complexidade de realizar a programação sem uma ferramenta adequada. Sistemas genéricos são incapazes de fornecer uma programação confiável pois não estão preparados para considerar as variáveis específicas de um processo produtivo de couro. Conhecendo essa realidade, a Systemhaus dedicou anos de pesquisa com profissionais que conhecem profundamente o processo de fabricação do couro e as técnicas de programação de produção para desenvolver um módulo de programação de produção que considera as características próprias de cada setor do curtume, tais como: Programação dos fulões, considerando a capacidade de cada fulão em quilos e o tempo de fórmula, sendo possível programar várias rodadas durante o dia de acordo ao calendário de cada fulão. Possibilidade de programar por máquina ou por setor, definindo a unidade de medida de programação de cada um (em área, peças, peso ou minutos). Programação dos fulões de bater considerando os tempos de carregar, bater e descarregar, de acordo ao banco de tempos. Restrições por tonalidade para os pontos destinados somente a uma determinada tonalidade, como pistolas ou fulões destinados às cores claras. Restrições por animal para empresas que fabricam peles de diferentes animais e possuem máquinas específicas para cada tipo. Programação em linha de produção para as máquinas que trabalhem desta forma, como por exemplo em alguns casos a estira, o vácuo e o aéreo. Roteiros de produção que possibilitam programar cada fase das ordens de produção de um pedido em diferentes empresas do grupo. Além dessas características que tornam o Antara uma ferramenta própria para a programação de um curtume, a usabilidade do sistema é extremamente amigável e oferece ferramentas rápidas e fáceis para reprogramar ordens de produção quando necessário, economizando o tempo gasto neste processo.
O resultado dessa especialização se vê na prática: em alguns curtumes de porte médio já foram obtidos resultados que melhoraram o índice de "entregas em dia" de 30% para mais de 95% após 3 meses de utilização do módulo de programação do Antara. Um resultado que sem dúvida muda a imagem do curtume perante os clientes e torna-se um diferencial competitivo. RENDIMENTO - INDICADOR INDISPENSÁVEL Durante o processo produtivo, as peles vão ganhando ou perdendo área de acordo com a ação físico-mecânica a que são submetidas. A essa variação de área dá-se o nome de Rendimento quando ocorre um aumento de área e de Quebra quando ocorre uma diminuição. Essa variação de área tem um impacto direto no custo final do artigo. Se uma ordem de produção teve uma quebra acima da esperada, seu custo irá elevar-se e o resultado dessa ordem de produção poderá estar comprometido. Quando isso ocorre, é imprescindível analisar o processo e identificar os motivos que levaram a essa quebra inesperada e tomar as medidas corretivas necessárias para que esse problema não volte a ocorrer nos próximos lotes. Além dessa visão corretiva, a análise do rendimento nos dá uma visão da eficiência e da padronização do processo produtivo. Uma empresa saudável estima metas de rendimento para cada artigo e acompanha os resultados reais. Quebras acima da média indicam ineficiência no processo. Grandes oscilações nos índices indicam falta de padronização. Mas o controle desse indicador às vezes não é tão simples. Na prática, um lote que inicia com uma quantidade de peças pode ser subdividido em diversas ordens de produção para diferentes clientes durante o processo ou ainda ter peças retiradas do lote para amostras e testes e ao final do processo, se o sistema não estiver preparado para todas as possibilidades com um controle total de rastreabilidade, a informação acaba se perdendo no meio do caminho ou então é necessário gastar um bom tempo para se resgatar essas informações e ter um relatório confiável. O Antara conhece bem os caminhos que uma ordem de produção pode percorrer dentro do curtume podendo desmembrar-se e transformar-se em novas ordens e provê, além de um relatório de rendimentos confiável, estatísticas sobre desclassificações, motivos, quantidade de recortes, etc. Todos esses recursos permitem avaliar a eficiência do processo e apóiam a tomada de decisão no intuito de minimizar as perdas e maximizar os ganhos.
PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA - MELHORANDO O DESEMPENHO DO CHÃO DE FÁBRICA Melhorar o desempenho da produção de um curtume só é possível quando os motivos que levam as perdas de produtividade e eficiência de cada máquina, especialmente dos gargalos de produção, são conhecidos. Com o Antara é possível identificar esses motivos e atacá-los de maneira a obter melhores resultados aumentando a produção e diminuindo os custos operacionais. Isto é possível no Antara através da automatização dos apontamentos de produção através do módulo Antara específico que utiliza leitores de códigos barras instalados no chão de fábrica, onde os operadores informam as ordens de produção executadas, as quantidades produzidas e os tempos e motivos de parada. Comparando os tempos de execução com os tempos padrões de cada operação obtém-se o percentual de produtividade de cada máquina. Comparando o tempo trabalhado com o tempo disponível no calendário da máquina temos o percentual de eficiência. O controle dessas duas variáveis, acompanhado de medidas de melhoria nos pontos onde se identificam índices abaixo do esperado, tem levado clientes que utilizam o Antara a alcançar incrementos de produção consideráveis com significativa diminuição dos custos operacionais.
COMPRAS DE ACORDO A PROGRAMAÇÃO E O IMPACTO NO FLUXO DE CAIXA: Saber qual matéria- prima comprar e quando comprar tem um impacto direto no nível de inventário e no fluxo de caixa. A compra da classificação errada pode resultar em um inventário que permanecerá parado por meses, desfalcando o caixa e trazendo consigo o ônus do custo financeiro deste material parado no estoque.
Pensando nisso, o Antara oferece a ferramenta "Estoque Futuro", que permite visualizar as matérias-primas necessárias para suprir os pedidos que estão programados, o estoque disponível e os classificados esperados, tanto dos pedidos de compra abertos quanto dos materiais que ainda não foram selecionados. Esta visão possibilita visualizar quais classes estarão em falta e quais se terão em abundância, dando ao curtume a informação exata da necessidade de matéria-prima para que se possa tomar as decisões corretas na hora da compra ou ainda decidir se é necessário redirecionar as vendas de acordo a disponibilidade de matéria -prima no mercado. CUSTO INTEGRADO - SOLUÇÃO NA ANÁLISE DE CUSTOS Identificar os custos reais de cada ordem de produção e o resultado obtido com cada venda é de suma importância para que se tenha uma visão das margens obtidas e para saber em quais as áreas se deve tomar ações para tornar o custo de produção competitivo no mercado. O Antara traz, dentro do módulo de custos, a ferramenta "Custo Integrado", onde os custos de cada operação são agregados ao custo do produto, incrementando o valor do produto em processo e possibilitando uma análise detalhada de todos os custos incidentes (matéria prima, químicos, custo operacional, beneficiamento), das recuperações com a venda de subprodutos e das perdas com desclassificações. É possível também calcular exatamente o custo dos retrabalhos e o impacto destes no custo operacional.
SUCESSO EM PEQUENOS, MÉDIOS E GRANDES CURTUMES Por ser uma ferramenta prática e flexível, o Antara é ideal para curtumes de todos os portes, tanto para multinacionais com filiais em diferentes países, onde é necessário o controle Multiempresa com todas suas funcionalidades, quanto para pequenos curtumes familiares onde se pode realizar uma implantação modular e progressiva, iniciando pelos módulos que trarão um ganho imediato e mais significativo e estendendo posteriormente a implementação dos demais módulos.

© Copyright 2012 SystemHaus Internet Solutions - All rights reserved

Systemhaus, onde encontrar.

    

Facebook